Empresas de nuvem pública dos EUA e da Europa perderam US$ 1,6 trilhão com sua capitalização de mercado global nos últimos 12 meses, alertou um novo relatório.
A pesquisa (abre em nova guia) pela empresa de analistas Accel analisou a avaliação de 100 empresas de capital aberto dos EUA e da UE que centralam seus modelos de negócios em torno de serviços de armazenamento em nuvem.
Concluiu que as avaliações dessas empresas caíram para níveis pré-pandemias, antes que a mudança repentina para digital causasse uma explosão na demanda por computação em nuvem.
Empresas de nuvem: em declínio?
O valor coletivo total das empresas de nuvem monitoradas caiu de um pico de todos os tempos de US $ 2,8 trilhões em setembro de 2021 para apenas US $ 1,2 trilhão em setembro de 2022, um declínio de 57%.
Mas não são apenas as avaliações de empresas de capital aberto que estão vacilando. O relatório da Accel também constatou que o mercado de Oferta Pública Inicial (IPO) em nuvem está passando por sua “maior seca” desde a crise financeira de 2008.
Fora do mercado de ações, nem tudo é desgraça e tristeza. A atividade de fusões e aquisições (M&A) permanece alta, impulsionada em parte por fundos que tomam empresas públicas privadas, e supostamente pagando um prêmio de 33% ao preço das ações em média.
Por exemplo, a empresa de SaaS Zendesk, baseada em nuvem, foi comprada por US$ 10,2 bilhões por duas empresas de private equity em junho de 2022, um prêmio de 34% em relação ao preço das ações.
Os impulsos privados de financiamento de empresas de nuvem não foram atingidos nem perto de avaliações públicas. O capital total levantado pelas empresas de nuvem na Europa, Israel e EUA não mudou drasticamente, com o financiamento total atingindo US $ 74 bilhões em 2022 até agora, apenas 12% menor do que em 2021.
Com dados conflitantes, é difícil dizer se o domínio da computação em nuvem está realmente chegando ao fim.
No entanto, os benefícios da computação em nuvem, como o trabalho híbrido, permanecem cruciais para as empresas à medida que a pandemia continua. Isso é especialmente verdade se os chefes querem minimizar a interrupção causada por outro evento de cisne negro no futuro.