Esidents de uma pequena cidade na Irlanda em breve poderão receber entregas por drone depois que Wing anunciou que estava lançando um programa piloto lá.
O especialista em entrega de drones já está executando pilotos em Brisbane e Canberra na Austrália, Helsinque na Finlândia e vários locais nos EUA, e nas próximas semanas lançará um esforço de “pequena escala” em Lusk, 16 km ao norte de Dublin.
A executiva da Wing, Margaret Nagle, disse esta semana que a empresa de propriedade da Alphabet está interessada em lançar um segundo piloto na União Europeia, pois acredita que recentemente fez progressos notáveis no desenvolvimento de regulamentos para a aviação não tripulada que poderiam oferecer uma estrutura para uma entrega segura e escalável de drones.
Nagle ofereceu poucos detalhes sobre a natureza precisa do serviço de entrega de drones que os moradores de Lusk podem esperar. No entanto, se for algo parecido com seus esforços atuais, então é provável que a Wing tenha feito parceria com várias empresas locais que permitirão que compradores online selecionados peçam itens como lanches e bebidas, pequenos utensílios domésticos e medicamentos. Depois que um pedido foi feito, um drone voará para o endereço de entrega e abaixará as mercadorias em uma corda antes de retornar à base.
Em outras cidades onde está operando, Wing teve que lidar com reclamações de alguns moradores chateados com o barulho de drones zumbindo sobre seu bairro. Wing projetou desde então um drone mais silencioso em uma tentativa de aliviar tais preocupações. Outro revés para o projeto de drones de Wing ocorreu no mês passado, quando uma de suas máquinas voadoras pousou em linhas de energia em um bairro de Brisbane, temporariamente derrubando o fornecimento de eletricidade para um número de moradores próximos.
Ansioso por um lançamento suave em Lusk, Nagle disse que Wing tem tido conversas preliminares com líderes locais sobre seu programa piloto proposto. Em mais esforços para mostrar que está ouvindo, também está convidando os moradores da cidade para uma reunião comunitária na próxima semana, onde eles podem fazer perguntas sobre os planos de Wing e ver os drones de perto antes de lançarem nos céus.
Nagle revelou que no início deste mês a Wing passou um marco quando completou sua 300.000ª entrega globalmente.
“À medida que essa tecnologia continua a se expandir para novas comunidades, acreditamos que a entrega de drones melhorará a forma como as cidades e cidades operam, reduzindo o congestionamento das estradas e criando novas oportunidades econômicas para as empresas locais”, disse o executivo. “Nossos drones elétricos substituem viagens de carros com uso intensivo de combustíveis fósseis, reduzindo a poluição local e global. Trata-se de um serviço aditivo que pode ser incorporado às cadeias de suprimentos existentes, dando aos moradores acesso mais rápido e eficiente a pequenas entregas.”