Como a Mercedes-Benz tem expandido constantemente sua gama de carros elétricos EQ, a linha tornou-se um pouco como os estágios finais de um jogo tetris. A maior parte está completa, mas ainda faltando algumas lacunas. E o Mercedes-Benz EQE SUV 2023 é a peça que se encaixa perfeitamente em um deles.
A Mercedes lançou recentemente dois outros SUVs elétricos em extremidades opostas do espectro de preços. O SUV EQS está posicionado como o carro-chefe da linha, enquanto o EQB é o modelo de entrada. O SUV EQE slots entre esses dois em tamanho e, presumivelmente, preço. Este último ainda não foi confirmado, e provavelmente não será até a data prevista de março de 2023 do SUV EQE.
Table of Contents
Projetar
Como o nome diz, o SUV EQE é uma versão utilitário do sedã EQE, que provavelmente o vencerá em showrooms por alguns meses. A Mercedes fez a mesma coisa com o EQS, que está disponível tanto no estilo SUV quanto no sedã.
Com seu perfil alto e vertical, o SUV EQE definitivamente parece um SUV adequado em comparação com o sedã EQE de baixa altura. Estacione-o ao lado de um SUV EQS, no entanto, e você terá que tirar uma fita métrica para detectar as diferenças.
O SUV EQE é 0,6 polegadas mais estreito e 1,2 polegadas mais baixo que o SUV EQS, mas a diferença mais significativa é no comprimento. O SUV EQE é 10,3 polegadas mais curto que o SUV EQS, com uma distância entre-eixos 2,1 polegadas mais curta. E enquanto o SUV EQS tem assentos de três fileiras, o SUV EQE tem duas linhas. Baseado em nossa experiência com a terceira fila do SUV EQS, isso não é uma grande perda.
O tema de design de interiores carrega de outros modelos Mercedes EQ, com um painel inclinado expansivo projetado para acomodar muitas telas,
Tech
O sistema de infotainment padrão inclui uma tela sensível ao toque orientada a retratos de 12,8 polegadas e um cluster de instrumentos digital de 12,3 polegadas com Apple CarPlay sem fio e Android Auto. Assim como o sedã EQE, espere que o display Hyperscreen da Mercedes, que adiciona uma tela sensível ao toque do passageiro dianteiro para um total de 56 polegadas de espaço na tela, também esteja disponível.
Outros recursos tecnológicos padrão notáveis incluem um sensor de impressão digital para ativar perfis individuais de driver e um sistema de som surround Burmester 3D com Dolby Atmos. Um head-up display e o sistema de navegação de realidade aumentada visto anteriormente em outros modelos Mercedes são opcionais.
O SUV EQE também recebe o conjunto esperado de auxílios ao motorista, incluindo frenagem automática padrão de emergência, monitoramento de ponto cego e assistência de manutenção de faixa. Um pacote opcional de assistência ao motorista adiciona recursos como controle de cruzeiro adaptativo Distronic, centralização automatizada de faixas do Active Steering Assist e comunicação veículo-veículo (V2V), que permite que o carro envie e receba mensagens de aviso sobre os perigos da estrada.
Specifications
O SUV EQE é lançado em tração traseira monomotor EQE 350+ e tração integral dupla EQE 350 4Matic e EQE 500 4Matic. O 350+ tem 288 cavalos de potência e 417 quilos de torque, enquanto o 350 4Matic eleva a potência de torque para 564 lb.-ft. O EQE 500 4Matic tem 536 cv e 633 lb.-ft. de torque.
A Mercedes cita 20 a 100 km/h de 6,3 segundos para o EQE 350+, 6,2 segundos para o EQE 350 4Matic e 4,6 segundos para o EQE 500 4Matic. Todos os três têm uma velocidade máxima de 130 mph. Assim como em outros modelos Mercedes EQ, a direção traseira do eixo traseiro e a suspensão a ar estão disponíveis como opções em toda a linha EQE SUV.
Um modelo de desempenho de SUV AMG EQE chegará para o ano modelo 2024. Ele recebe motores específicos AMG produzindo 617 cv e 701 lb.-ft. de torque, ou 677 cv e 738 lb.-ft. com o pacote opcional AMG Dynamic Plus. Este último permite de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 149 mph, de acordo com a Mercedes. Os recursos do chassi específico da AMG incluem ajuste de suspensão mais esportivo, com um sistema de amortecimento adaptado da Porta AMG GT 4 e um sistema anti-rolo ativo.
Todas as versões possuem uma bateria de íons de lítio de 90,6 quilowatts-hora. A Mercedes não está discutindo o alcance, mas disse que o pacote levará 9,5 horas para ser recarregado usando uma unidade de wallbox CA nível 2. A taxa de energia de carregamento rápido dc é um pouco decepcionante 170 kilowatts, mas que ainda pode completar uma carga de 10% a 80% em 32 minutos, disse a Mercedes.