Para gerar mais receita, a Uber está se preparando para mostrar anúncios direcionados em seu aplicativo de carona.
O objetivo é veicular anúncios relevantes para o consumidor durante todo o processo de viagem, disse a Uber nesta quarta-feira ao anunciar (Abre em uma nova janela) uma nova divisão de publicidade.
Os anúncios aparecerão enquanto os usuários do Uber esperam por suas caronas e durante suas viagens. Além disso, os anúncios podem aparecer em e-mails patrocinados. “Mais de 40 marcas de letreiros já fizeram parceria com a Uber para executar anúncios de viagem, incluindo NBCUniversal, Heineken e United Artists Releasing”, diz a Uber.
Para exibir anúncios relevantes, a política de privacidade da empresa (Abre em uma nova janela) diz que tocará em dados como “localização aproximada, informações de viagem e histórico, dados de uso, dados demográficos (que podem incluir sexo inferido) e identificadores de dispositivos ou usuários”.
A Uber testou os anúncios com os usuários e descobriu que “os consumidores foram expostos ao conteúdo do anúncio por aproximadamente dois minutos, resultando em duas a seis vezes o aumento de desempenho da marca em comparação com outros benchmarks”.
No entanto, os mesmos anúncios correm o risco de irritar os consumidores. Alguns usuários já postaram capturas de tela mostrando como os comerciais podem entrar na interface do Uber e ocupar grande parte da tela de um smartphone.
O sistema de anúncios também pode representar alguns problemas de privacidade, uma vez que parece que algumas das informações dos clientes podem acabar nas mãos de empresas de mineração de dados. A política de privacidade da Uber observa que nunca venderá ou compartilhará dados de usuários com terceiros para fins de marketing, a menos que tenha permissão.
“No entanto, para exibir e medir a eficácia de anúncios personalizados de terceiros, podemos compartilhar dados com intermediários publicitários, como publicidade ou identificador de dispositivos, endereço de e-mail hashed, endereço IP, localização aproximada e informações atuais de viagem ou pedido”, acrescenta a política.
A Uber não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as implicações de privacidade do sistema de anúncios. Mas a empresa criou uma função para permitir que os usuários optem pela personalização do anúncio tanto para o Uber (Opens in a new window) quanto para o Uber Eats (Abre em uma nova janela).
A Uber espera que o sistema de anúncios seja atraente para os profissionais de marketing, citando sua grande base de clientes em 122 milhões de usuários ativos mensais. Os anúncios também podem ser colocados tanto no aplicativo Uber quanto no Uber Eats; Este último já vem exibindo anúncios de restaurantes no aplicativo.