As canetas de mergulho são ótimas para esboços espontâneos ou para estudar o trabalho dos grandes desenhistas do passado. Este artigo tem como objetivo explicar o processo de desenho com canetas de mergulho e tintas de desenho, e fornecer alguns conselhos de compra para aqueles que são novos para o meio
Desenho com Canetas de Mergulho
Em “O Livro do Cortesão”, o manual do início do século XVI de Baldassare Castiglione para cavalheiros cortês, sprezzatura é descrito como “uma certa indiferença, de modo a esconder toda a arte e fazer o que quer que se faça ou diga parecer sem esforço e quase sem pensar nisso”. Muitos dos melhores desenhos em caneta e tinta têm essa qualidade. Eles não são descuidados, mas escondem muito do esforço que foi para eles. Considere as árvores no esboço de Rembrandt de uma cabana de palha (foto abaixo). O tronco e os principais ramos de cada árvore são compostos de traços verticais, enquanto a eclosão diagonal destro indica áreas de folhagem na sombra, e rapidamente desenham.
Copiar funciona assim, você logo percebe o quão útil seria uma vida útil de pena ou uso de caneta na vida cotidiana. As canetas-tinteiro modernas não têm as mesmas características, e realmente não prepará-lo para a experiência de desenhar com uma caneta de mergulho. A maioria das canetas de mergulho só vai desenhar golpes para baixo, e eles invariavelmente vão correr secos no meio de um longo e suave curso. Rembrandt terá usado uma caneta com essas limitações todos os dias.
No entanto, vale a pena furar. Canetas de mergulho modernas são capazes de produzir uma variedade de texturas, desde linhas longas e sinuosas até rabiscos arranhados e apressado. Ao contrário de muitas das penas ou canetas do passado, algumas podem até fazer golpes para cima, bem como para baixo. Persista e você vai encontrá-los um meio satisfatório e acessível de fazer esboços de vida ou memória.
Table of Contents
Começando com dip pens
Você deve ser capaz de adquirir tudo isso por menos de £20, e talvez cerca de £ 10 se você já possui um papel adequado. Discutirei nibs, alças e tintas abaixo, mas primeiro uma nota sobre o jornal. Idealmente, este será um papel cartucho de qualidade ou placa bristol com um acabamento liso ou vellum. Isso porque as canetas de mergulho, especialmente as nibs menores, arranharão a superfície de papéis ásperos, texturizados ou de baixa qualidade, rasgando as fibras. Essas fibras encharcadas podem então se alojar na ponta, bloqueando o fluxo de tinta ou fazendo com que gotículas se espalhem sobre seu desenho. Estas almofadas Strathmore 300 Series Smooth Bristol fornecerão uma superfície realmente grande para o trabalho de caneta e tinta, assim como a série 400 de qualidade ligeiramente maior. Todo o papel do cartucho é bom para esboçar e testar sua caneta.
Dip Pen Nibs e Alças
Jackson fornece uma gama de nibs, que cobrem todo o espectro de perfis de ponta, que vão desde pontas de caligrafia até nibs de desenho e mapeamento. Vou focar no desenho e mapeamento aqui, pois muito poucos artistas vão querer desenhar com nibs caligráficos.
Jackson carrega três tamanhos de nibs de desenho manuscrito, todos os quais são bastante fáceis de desenhar. Desenho Nib I encaixa tanto no Natural Wood Pen Holder (GCHW) ou no Nut Brown Pen Holder (GCHNB), e é o mais fácil dos três para usar, porque ele contém muita tinta e é uma ponta razoavelmente grossa. Isso o torna adequado para esboços muito rápidos. Ao contrário da maioria das pontas de caneta dip mais finas, ela pode ser usada para golpes ascendentes, bem como descendentes.
Desenho Nibs J e N (GCNJ e GCNN, respectivamente) oferecem nibs ligeiramente mais finos – nib J é o melhor – e devem ser usados com uma alça diferente (GCHO). O mapeamento de nibs ainda tem um ponto mais fino, e deve ser usado com uma alça de caneta de mapeamento. Isso porque a cauda, base ou calcanhar da ponta (ou seja, a extremidade que slots na alça da caneta) forma um círculo perfeito de cerca de 2mm de diâmetro, que não se encaixa no ferrule de um suporte de caneta de desenho. Você pode ver as diferentes extremidades de cada alça de caneta na foto abaixo.
Eu recomendaria começar com Desenho Nib J ou Mapeamento Nib K, ambos ótimos para trabalhos detalhados. Lembre-se na sua primeira compra que você vai precisar de um par de nibs, já que eles tendem a enferrujar e ficar arranhado com a idade e o uso. A verdadeira vantagem desses detentores de canetas manuscritos é que os nibs de substituição só custarão cerca de 70p. Preparei uma mesa para ligar cada alça aos nibs que pode segurar.
Experimentando sua caneta
A maioria das pontas de caneta de mergulho vêm revestidas de cera, para impedi-las de manchar no armazenamento. Para desenhar com eles, você precisará submergir-los em água fervente ou apenas fervida por meio minuto ou mais, o que derrete a cera e permite que a tinta flua livremente da ponta para a página. (Sua ponta também deve ser lavada limpa e seca completamente após cada uso para impedi-la de enferrujar.)
É útil ter uma folha de papel só para rabiscare quando você pega a caneta ou muda de nibs. Praticar a eclosão ou a deitar matizes; grandes áreas de linhas uniformemente espaçadas que descrevem a forma de um objeto. Isso lhe dará uma noção de como a tinta flui da ponta, qual é a cor da tinta e como a largura da linha varia de pressão. Tente cruzar, também, desenhando rapidamente para tornar seus golpes mais decisivos.
Se puder, tente passar de áreas mais escuras para áreas mais claras do seu desenho após cada mergulho; desta forma, a caneta não vai depositar uma grossa linha de tinta escura em, digamos, um wisp de fumaça ou uma nuvem. No desenho de Rembrandt de uma casa de campo, ele usa uma caneta fortemente tatuada para a própria casa de campo, que é tanto o ponto focal do desenho quanto o objeto mais fortemente sombreado à vista; o sombreamento na grama de ambos os lados do caminho é muito mais levemente tatuado.
Desenho de tintas
Sennelier provavelmente faz a melhor gama de tintas de desenho resistentes à luz. Sua ampla gama de tintas coloridas vêm todas em uma garrafa sensata com um baixo centro de gravidade para que você não possa derrubá-los, e uma tampa de pipeta (embora eles também tenham uma tinta indiana, sem uma pipeta). Estas são tintas tradicionais, feitas com shellac, por isso secam para um acabamento resistente à água (embora esteja ciente de que não são veganas). Para os esboços de árvores de frutas abaixo, usei Sanguine e o tom neutro bastante roxo, enquanto o preto é o Corante radiante radiante de aquarela do Dr. Ph. Martin, uma tinta preta rica, mas não leve, com uma tampa de pipeta útil.